No começo do
ano, as vitrines podem ser tentadoras com a quantidade de produtos em
promoções, etiquetas chamativas de produtos de mostruário com preço abaixo da
média. Apesar disso, podem surgir dúvidas – e mitos – como “será que terei
garantia?”
Comprar
produtos que estão no mostruário das lojas ou com defeitos aparentes não
elimina os direitos do consumidor, mesmo que estes itens sejam vendidos com
desconto. Portanto conheça os seus direitos:
- Ao
adquirir este tipo de produto, é indispensável que consumidor solicite ao
fornecedor que descreva detalhadamente os possíveis problemas que o produto
tenha, uma vez que é direito seu receber essa informação;
- Mesmo que
haja uma cláusula informando que o consumidor adquiriu o produto "no
estado em que se encontra", o direito à garantia legal é o mesmo, conforme
estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor;
- O
fornecedor é responsável por reparar o vício de qualquer produto, exceto
aqueles informados de maneira clara no momento da aquisição. O fato de o
produto ter sido comprado em promoção, ou de mostruário não permite ao lojista
ou fabricante se negar a solucionar eventuais problemas ou recusar sua troca.
Em caso de
problemas com compras de produtos de mostruário, o consumidor pode procurar o
órgão de defesa do consumidor mais próximo.
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